Solidariedade
Ação solidária de Natal
ampanha Papai Noel dos Correios conta com participação de 20 crianças e adolescentes de Centro de Atendimento ao Autista
Jô Folha -
Na campanha Papai Noel dos Correios deste ano, uma ação diferente. Nessa sexta-feira (24) às 15h, 20 crianças e adolescentes acompanhadas pelo Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura estiveram na agência da rua Tiradentes para retirar os pedidos de presentes de Natal de crianças carentes de Pelotas. A ação, coordenada pela psicopedagoga do Centro, Ana Beatriz Basílio, demorou um mês para ser planejada e antecipa o começo da campanha, marcado para a próxima segunda-feira.
No Papai Noel dos Correios, crianças carentes de seis escolas públicas de Pelotas enviaram cartas à instituição. Neste ano, mais de 2,2 mil foram recebidas. A campanha é aberta a todos que queiram participar e vai até o dia 15 de dezembro. Interessados em participar das doações devem ir à agência dos Correios, retirar uma carta e entregar o presente solicitado. Às escolas, a instituição instrui na construção das cartas, para que pedidos fora da realidade não sejam entregues.
A novidade em 2017 é o projeto "Um olhar para o outro", realizado pela psicopedagoga Ana Beatriz Basílio, coordenadora de um grupo de 20 crianças autistas no Centro de Atendimento Dr. Danilo Rolim de Moura. A ação é considerada importante para criar um olhar sensível ao outro às crianças autistas. "É a primeira vez que eu vejo uma ação para autistas voltada a ajudar o próximo", comenta. As crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, foram até a agência na companhia dos pais e retiraram os pedidos. Depois de os presentes serem entregues, a ideia é que o Papai Noel vá até o Centro para entregar as cartas de agradecimento.
Ana Beatriz conta que foram necessários mais de 20 dias para preparar o grupo para a ação, com vídeos, história em quadrinhos e reuniões com os pais, sob o ponto de vista de que o "Papai Noel precisa de ajuda". Para os envolvidos no projeto, o sentimento, após tudo ocorrido como o planejado, é de "realização".
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário